No mês em que Sumaré comemora 155 anos, a BRK destaca avanços expressivos no saneamento da cidade

No mês em que Sumaré comemora 155 anos, a BRK destaca avanços expressivos no saneamento da cidade

Notícias Jul 27, 2023

Nesta quarta-feira, dia 26 de julho, o município de Sumaré celebra 155 anos e os avanços no saneamento são destaque. Concedidos à iniciativa privada, os serviços de água e esgoto, sob responsabilidade da BRK apresentaram importantes evoluções nos últimos oito anos.

O índice de perdas de água da cidade, por exemplo, reduziu de 60% (média antes da concessão) para 33,64% (média de 2022). Na prática, em quase oito anos de atuação, a quantidade de água que deixou de ser desperdiçada na cidade chega a mais de 7,1 bilhões de litros – o equivalente a 2.840 piscinas olímpicas. Esse volume seria suficiente para abastecer 1.188.275 pessoas por um mês ou 97.666 pessoas por um ano.

O sistema de abastecimento e distribuição de água da cidade também recebeu investimentos e, desde o início da concessão, foram implantados mais de 33 quilômetros de novas redes e adutoras.  Além disso, a captação de água bruta passou de 720 litros por segundo para 1.050 litros por segundos. Por dia, são em média 68 milhões de litros de água produzidos.  

Para garantir a qualidade da água que chega aos imóveis dos sumareenses, são realizadas em média 21 mil análises de água na cidade.  

Para conquistar esses resultados, a BRK investiu em grandes obras que permitiram, principalmente, a regularidade no abastecimento e a melhora na qualidade da água fornecida aos sumareenses. O detalhe de cada uma das melhorias está disponível no site www.sumareporumnovoamanha.com.br,uma iniciativa da concessionária com um amplo projeto para modernizar e ampliar todo o sistema de abastecimento de água na cidade.  

Intervenções em andamento na cidade

Obras ETA I  

Atualmente, está em andamento a obra de ampliação e modernização da ETA I, Estação de Tratamento de Água na Vila Menuzzo, que irá aumentar a capacidade de produção de água da estação de 270 litros por segundo para 360 litros por segundo, um incremento de 33%.  

No total, 140 mil moradores da região central serão beneficiados com a intervenção.  

Obras das barragens Horto I e II

As obras de adequação e modernização das barragens das captações do Horto I e Horto II foram iniciadas em agosto de 2022 e tem o objetivo de aumentar a segurança do sistema de abastecimento, protegendo a estrutura do local em casos de picos de chuvas torrenciais.

A intervenção é para adequação e modernização das barragens das duas represas, com adequação dos vertedores, instalação de comportas, grades e válvulas, ampliando assim a proteção do sistema de abastecimento da cidade.

Outro aspecto relevante das intervenções é que o projeto de recuperação das barragens em andamento tem como premissa manter o nível operacional, não rebaixando o vertedouro existente ou alterando o nível máximo. Deste modo, não houve e não haverá alteração dos níveis de água operacionais.

As intervenções fazem parte do Plano de Segurança de Barragem que, além das obras em execução, conta com inspeções periódicas com técnicos especializados e planos para emergências.