07 de Julho de 2020
No dia 27 de junho circulou em redes sociais um vídeo que trazia imagens de um suposto descarte de esgoto sem tratamento no Ribeirão Santa Rosa.
A BRK Ambiental considera importante este esclarecimento, já que as imagens podem gerar dúvidas sobre o processo de tratamento de esgoto realizado na cidade.
Antes de ser devolvido ao Ribeirão, todo o efluente é tratado na Estação de Tratamento Santa Rosa, seguindo as determinações ambientais e os parâmetros estabelecidos pela resolução n⁰ 357/2005 do Conama. A BRK realiza um acompanhamento diário das características do esgoto tratado, justamente para garantir que o efluente esteja em condições adequadas antes de ser devolvido à natureza.
A empresa destaca ainda que todo este processo é acompanhado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Porto Ferreira (ARMPF). O órgão recebe, mensalmente, as informações e os dados relacionados ao tratamento de esgoto, permitindo assim um acompanhamento do trabalho realizado pela BRK Ambiental. Estes dados são também reportados à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.
A concessionária ainda divulga as condições do esgoto tratado em todas as Estações de Esgoto no Município no sistema Portal E-ambiente. Estes dados mostram que não há variações de qualidade do efluente tratado e devolvido ao Ribeirão.
A ETE Santa Rosa, bem como as demais estações de tratamento de esgoto do município, possui licença de funcionamento, é aprovada pelos órgãos ambientais e recebe manutenções preventivas periódicas para garantir o pleno funcionamento da mesma.
No dia 27 de junho, após tomar ciência do vídeo citado, uma nova análise do efluente da ETE Santa Rosa, bem como do córrego Santa Rosa, foi realizada e nenhum parâmetro fora dos limites estabelecidos pela legislação foi detectado, comparando os parâmetros anteriores e posteriores ao lançamento do efluente tratado.
A BRK Ambiental assumiu a concessão dos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira em 2011 e, desde então, já foi possível elevar o índice de tratamento de esgoto de 3% para 78%. A capacidade de tratamento do efluente passou de 14 para 75 litros por segundo e, por dia, são mais de 6,4 milhões de litros de esgoto tratados. Os avanços no município são resultados de investimentos da ordem de R$ 27 milhões aplicados pela BRK Ambiental nos últimos anos.
Atualmente a cidade conta com 314 quilômetros de rede de esgoto implantadas, 3 Estações de Tratamento de Esgoto e 9 Estações Elevatórias de Esgoto. O atual ciclo de investimento da concessionária na cidade é R$28 milhões e possibilitará a universalização do tratamento de esgoto no município.
A concessionária reforça seu compromisso com os clientes e com a preservação do meio ambiente e está à disposição da população 24 horas por dia pelo telefone 0800 771 0001, pelas redes sociais.