As obras de ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) I, localizada na Vila Menuzzo, em Sumaré, estão em sua fase final e, na próxima terça-feira, dia 16, será executada uma importante etapa.
A concessionária irá executar uma intervenção no sistema elétrico da estação que consiste na transferência da alimentação atual para uma nova subestação de energia.
“Uma importante etapa dos investimentos realizados foi a modernização do sistema de painéis elétricos da ETA I e, para colocá-los em operação, será necessário conectar e energizar os novos equipamentos”, explica Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré. Para que seja possível executar essa atividade garantindo a segurança dos funcionários envolvidos, na terça-feira, dia 16, será necessário interromper o fornecimento de energia elétrica da Estação de Tratamento de Água.
Por conta disso, os bairros das regiões do João Paulo e Centro podem ter oscilações no abastecimento. O fornecimento de água será retomado de forma gradativa e a previsão é de que seja totalmente regularizado no fim da tarde da quarta-feira, dia 17. A lista completa dos bairros que podem ser afetados e os prazos de normalização estão disponíveis neste link:
Normalização na madrugada da quarta-feira, dia 17
Parque Ongaro, Parque Versailles, Planalto Do Sol, Jardim Marchissolo, Jardim Paulista, Jardim Res Veccon, Jardim São Carlos, Jardim São Rocchi, Parque Emília, Vila Juliana, Horto Florestal, Jardim Eldorado e Centro.
Normalização na manhã da quarta-feira, dia 17
Parque Franceschini, Vila Menuzzo, Jardim São Jose e Vila Miranda.
Normalização na tarde da quarta-feira, dia 17
Jardim Res Ravagnani, Parque Res Casarão, Parque Res Florença, Residencial Amalia Luiza e Vila Macarenko.
Normalização no fim da tarde da quarta-feira, dia 17
Jardim Das Palmeiras, Jardim Primavera, Jardim Puche, Jardim Santa Madalena, Jardim São Joao, Parque Joao Vasconcellos, Residencial Parque Da Floresta, Jardim Luz Dal Alma, Vila Yolanda Costa E Silva, Jardim Joao Paulo II, Jardim Constecca, Jardim Res Vaughan e Residencial Portal Do Lago.
Avanço da obra
Iniciada em maio de 2023, a obra já tem avanço de 93% no cronograma de trabalho da primeira fase.
Esse percentual contempla a implantação de um novo laboratório e o remanejamento das linhas de recalque de água filtrada e coagulada, a construção da nova sala de painéis elétricos e do novo sistema de armazenamento de dosagem de hidróxido de cálcio, bem como a implantação de uma tecnologia de filtração mais moderna e avançada, com a instalação de sopradores para lavagem dos filtros com ar – tornando mais eficiente esse processo na ETA I.
Todas as intervenções já realizadas continuarão garantindo o cumprimento dos parâmetros de qualidade de água, conforme preconiza a Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que estabelecem definições e procedimentos sobre o controle da qualidade da água.
“Estamos na reta final da primeira fase da obra, que trará maior segurança operacional para a unidade, garantindo assim a eficiência dos nossos serviços e água de qualidade e com regularidade para todos os sumareenses”, complementa a gerente.
Durante a execução da obra, a concessionária identificou a necessidade de realizar uma segunda fase, que vai possibilitar o aumento de volume tratado para disponibilizar mais água potável para as regiões atendidas pela ETA I. São elas: Centro, Ravagnani, Veccon, Planalto, João Paulo, Picerno e Carlota.
A segunda fase da obra contemplará a execução da modernização do sistema de floculação e decantação. Uma obra de grande importância e que vai ampliar a capacidade de tratamento, além de trazer mais robustez e segurança operacional para o processo como um todo.
A conclusão das obras aumentará a capacidade de tratamento da estação, o que continuará garantindo o abastecimento de água à população e permitirá o crescimento sustentável do município.
“Ampliaremos a capacidade de tratamento da estação de 270 para 360 litros por segundo, um incremento de 33%. Isso significa mais oferta de água tratada e de qualidade para os sumareenses. Essa obra faz parte do compromisso da BRK de levar saneamento para além do básico, garantindo acesso à água de qualidade a todos os moradores”, destaca Viviane.
Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a concessionária pelo 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.