20190725_152603-min

A Saneago e a BRK Ambiental iniciaram a execução de duas travessias cruzando o Anel Viário para interligar as redes já implantadas nos bairros Garavelo e Garavelo Park ao Interceptor Tamanduá, tubulação de grande diâmetro responsável por transportar o esgoto coletado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio.

“Com essas duas travessias vamos atender 6 mil imóveis, entre residências e comércios, dessa região que é uma das mais adensadas de Aparecida de Goiânia. Cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas diretamente com mais saúde, qualidade de vida, valorização imobiliária e desenvolvimento propiciados pela implantação do saneamento básico”, destaca Carla Guimarães, gerente de Engenharia da BRK Ambiental – Goiás. 

Trata-se de uma obra de grande porte, na qual as tubulações para transporte do esgoto são envolvidas por uma estrutura de proteção composta de aço anticorrosivo com diâmetro de 1,20 metros, de modo a suportar o impacto dos veículos pesados que trafegam constantemente pelo Anel Viário. A estimativa é que cerca de 55 litros de esgoto por segundo passem por essa tubulação e sejam enviados para tratamento, seguindo as normas ambientais vigentes, antes de ser devolvido ao meio ambiente.

As travessias de tubulação no Anel Viário integram o cronograma de obras estabelecido entre a Saneago e a BRK Ambiental para universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Aparecida. Desde o ano passado estão sendo realizadas uma série de intervenções na região do Garavelo e Garavelo Park, com a implantação das redes de coleta de esgoto em todo bairro, incluindo a região da Avenida Igualdade, que recebeu intervenções em janeiro deste ano e terá suas redes liberadas para interligação após a conclusão das travessias.

Em 2018, foram investidos no município R$ 104 milhões, incluindo 247 quilômetros de rede coletora e a segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santo Antônio. Para 2019 estão previstos mais R$ 93 milhões, distribuídos em 180 quilômetros de redes e ampliação do tratamento de esgoto.

Desvios de trânsito

Os trabalhos deverão ser concluídos em 60 dias e, para garantir que o cronograma seja cumprido, uma equipe de 30 pessoas estará na frente de obras diariamente. O primeiro trecho a ser interditado será a Pista Oeste, no sentido Anel Viário/BR-060, entre as Ruas Oby e 42-E. Uma parte da pista será interditada para as obras, por isso será construído um acesso provisório através do canteiro central para acesso a outra pista, que passará a ser momentaneamente mão dupla. 

Após a conclusão dessa etapa, os trabalhos passarão para a Pista Leste, sentido Anel Viário/BR-153, seguindo o mesmo parâmetro de ocupar uma pista e fazer da outra mão dupla durante as obras. 

A sinalização das vias e os alerta dos desvios vão seguir todo o padrão e projeto aprovado previamente junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).