Porto Ferreira inicia projeto para coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado

Porto Ferreira inicia projeto para coleta e destinação correta de óleo de cozinha usado

16 de agosto de 2022

16 de Agosto de 2022

O Programa Olho Vivo é uma parceria entre a BRK e a secretaria de educação do município

Com o objetivo de incentivar os ferreirenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado, a BRK, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Porto Ferreira, iniciou neste mês a implantação do Programa “Olho Vivo: água e óleo não se misturam”.

Realizado em parceria com a secretaria de educação do município, o programa prevê o correto recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado. Os pontos de coleta estão sendo instalados nas escolas municipais, após a realização de palestras educativas que incentivam e orientam os alunos sobre a boa prática do descarte correto do resíduo.
 
As primeiras palestras de sensibilização ocorreram nos dias 9 e 10 de agosto na escola de ensino fundamental Professor Agostinho Garcia, localizada no bairro Jardim Anésia, a qual se tornou o primeiro ponto de coleta do programa. Ao longo deste mês outros pontos de coleta serão instalados após a realização das palestras. Nesta semana, dias 16 e 17, a ação será realizada na escola Professor Noraide Mariano, no Jardim Primavera.

Em setembro, as palestras e instalação dos novos pontos estão programadas para ocorrer na escola de ensino fundamental Professsor Nadir Zadra Ribaldo, localizada no alto da Serra D'água, e na escola Do Caic professor João Teixeira, no bairro Jardim Independência. 

Já no mês de outubro as palestras e instalação dos pontos estão previstas para a escola de ensino fundamental e médio Mário Borelli Thomaz, no Centro, e na escola de ensino fundamental Professora Ruth Barroso Teixeira, no bairro Jardim Porto Bello.

As palestras e instalação dos pontos de coleta estão sendo realizadas por uma empresa contratada pela BRK, a Planeta Azul, e o cronograma pode sofrer alterações de acordo com a disponibilidade das unidades educacionais.

“Esse é um programa sustentável que gera educação, preservação do meio ambiente e renda, ao mesmo tempo em que destina o óleo de cozinha para um descarte adequado. Temos o compromisso de orientar e auxiliar na adoção de hábitos sustentáveis”, relata Thais Cortina, responsável pela área de Sustentabilidade da BRK em Porto Ferreira.

Loja de Atendimento BRK
A população também contará com um ponto de coleta na loja de atendimento da BRK, que fica no centro da cidade.  A partir da próxima semana, qualquer morador do município poderá levar o óleo usado ao local para posterior descarte. O horário de funcionamento da loja é de segunda a sexta, das 08h às 16h.

“Por meio do projeto Olho Vivo é possível a aplicação de uma estratégia contínua de preservação ambiental, reduzindo o impacto gerado com o descarte inadequado do óleo de cozinha usado no solo, nos cursos d’água e na rede de esgoto”, explica Thaís. 

O descarte irregular de óleo e gorduras nas redes e em ligações residenciais é um dos maiores desafios enfrentados pela concessionária e essa prática é a principal causa de obstruções e extravasamentos. 

A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias por meio de tubulações dimensionadas para tal finalidade, ou seja, o sistema consegue transportar e fazer o tratamento adequado apenas de esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques. 

“O óleo de cozinha é um grande vilão do sistema de saneamento e do meio ambiente e a participação ativa da população nesse projeto é de extrema importância para evitar problemas no sistema de esgoto da cidade”, comenta Thais.   

Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado, após coletado pela empresa Planeta Azul, é reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. 

Participar do projeto é simples e rápido. Confira abaixo:
- após a fritura dos alimentos, espere o óleo esfriar;
- armazene o óleo usado já frio em garrafas de plástico ou PET;
- leve a garrafa até a escola municipal que contenha o ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do projeto;
- a loja de atendimento da BRK também possui um ponto de coleta do óleo usado.