Programa Cidade Saneada alerta sobre ação que compromete as obras de esgoto na RMR

Programa Cidade Saneada alerta sobre ação que compromete as obras de esgoto na RMR

Notícias Dec 18, 2023

18 de dezembro de 2023

Ligações irregulares nos sistemas em implantação podem causar transtornos à população e interferir no cronograma de obras

Dentro da meta de ampliar o atendimento dos serviços de esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana, o Programa Cidade Saneada, parceria da Compesa e BRK, continua realizando obras para implantação e ampliação de sistemas de esgoto. Contudo, uma ação ilegal e recorrente que atrapalha o andamento das intervenções e pode causar transtornos à população é a ligação irregular dos ramais de esgoto feita pelos moradores antes da finalização das obras e início da operação dos novos sistemas.

 

Para que o esgoto seja recolhido e receba o tratamento adequado, é necessário aguardar a finalização da obra de todo o sistema, o que inclui, além das tubulações, poços de visita (bueiros), terminal de inspeção e limpeza (ligações de esgoto que ficam nas calçadas dos imóveis), estações elevatórias (centrais de bombeamento) e a estação de tratamento. "Somente após a conclusão da instalação de toda essa estrutura é que os moradores serão comunicados oficialmente por meio de uma carta da Compesa e liberados para realizar a ligação das suas propriedades à rede pública de esgoto”, comenta o o gerente de engenharia da BRK em Pernambuco, Adriano Barbosa. 

 

Do contrário, quando essa ligação é feita antes do sistema estar pronto, além de ser uma atitude ilegal e passível de multa, podem ocorrer extravasamentos em vias públicas e o retorno desse esgoto para os imóveis, trazendo transtornos à própria população. Para evitar esse cenário, as equipes de Responsabilidade Socioambiental atuam de forma efetiva nas comunidades que recebem as obras de implantação de redes de esgoto para sensibilizar os moradores sobre a importância do saneamento e sobre as fases da obra, incluindo o período correto para a ligação dos ramais. Atualmente, o Programa Cidade Saneada está com obras de implantação de redes de esgoto nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Araçoiaba e Cabo de Santo Agostinho.

 

“Os bons resultados não dependem apenas da BRK e Compesa, e sim, de toda a sociedade. Com cada um fazendo a sua parte é esperado que sejam observadas todas as melhorias com relação ao aumento da taxa de coleta e tratamento de esgoto na RMR e Goiana”, pontua Adriano Barbosa. O desafio para que os benefícios cheguem a todos depende do esforço de cada um. A ligação correta feita no prazo estipulado ao sistema de esgotamento sanitário evita uma série de transtornos e ajudam a melhorar a qualidade de vida, saúde e preservação do meio-ambiente. 

 

O Programa Cidade Saneada

Em 2023, o Programa Cidade Saneada chegou aos 10 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 2,6 bi e registrando a taxa de cobertura de 42,8% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 15 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.

WhatsApp Image 2023-02-13 at 15.32.54 (1)