16 de outubro de 2023
Por meio do Programa Portas Abertas, mais de 100 alunos participaram de atividades lúdicas com foco no saneamento
O Programa Cidade Saneada, parceria da BRK e Compesa, está levando o projeto de visitação às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), chamado de Portas Abertas, para dentro das escolas. Com o objetivo de sensibilizar as próximas gerações sobre a importância da preservação ambiental e dos benefícios do saneamento, o programa iniciou esta nova vertente do projeto no início deste mês outubro, com a realização da ação para mais de 100 alunos do Colégio Visão, localizado no bairro da Estância, no Recife.
As equipes de Responsabilidade Socioambiental realizaram uma palestra sobre o saneamento básico para os alunos dos 3º anos do Colégio Visão, que já estavam começando a estudar sobre a temática em sala de aula. “Incialmente, o intuito era levar as turmas para uma Estação de Tratamento de Esgoto do Programa Cidade Saneada. Assim, além de abordar a cultura do saneamento, também faríamos a visita para conhecer todo o tratamento do esgoto in loco. Como não foi possível, por conflitos de data, levamos o Programa Portas Abertas para dentro da escola e o resultado foi surpreendente! Os alunos foram participativos e muito dispostos a aprender sobre esse tema tão importante”, afirma Suzana Oliveira, da área de Responsabilidade Ambiental da BRK RMR.
O Programa Portas Abertas teve início no ano de 2014 em Pernambuco. De lá para cá, já foram realizadas 153 visitas, beneficiando diretamente mais de 3.100 pessoas. Desde 2018, a equipe de Responsabilidade Socioambiental intensificou a realização de visitas voltadas para as comunidades, com o objetivo de mostrar a importância do serviço de coleta de esgoto e tratamento do efluente.
O coordenador de Operações da Regional Norte da BRK, Pedro Luiz dos Santos, também apresentou, de forma extremamente lúdica, todo o processo do efluente, desde a entrada nas estações até a saída para o corpo coletor, demostrando os impactos do descarte incorreto dos resíduos e as ligações irregulares da drenagem. O evento contou também com a apresentação das ações executadas pela área de Responsabilidade Socioambiental: cuidados com descarte dos resíduos, importância da ligação à rede de esgoto, além de aprofundar sobre a importância do saneamento: seus pilares, benefícios e poder de transformação. “É fundamental ensinar para as crianças, a futura geração, como o saneamento transforma: seja na questão do turismo, saúde, qualidade de vida da população e muito mais. Nessa ação no colégio, conseguimos impactar mais de 100 crianças e, com certeza, isso fará a diferença no futuro”, pontua Suzana.
Programa Cidade Saneada em Pernambuco
Em 2023, o Programa Cidade Saneada chegou aos 10 anos de atuação, já tendo investido mais de R$ 2,6 bi e registrando a taxa de cobertura de 42,8% na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana. O objetivo principal do projeto é garantir o índice de cobertura de 90% até 2037, beneficiando cerca de seis milhões de pessoas na área atendida. Esta iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados 11 novos sistemas de esgotamento sanitário nas cidades de São Lourenço da Mata, Recife, Paulista, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Goiana, Moreno e Jaboatão dos Guararapes.