15 de setembro de 2023
Programa Cidade Saneada propaga cultura do saneamento na RMR por meio de Oficinas sociais
O Programa Cidade Saneada, parceria entre a Compesa e a BRK, promoveu no último dia 13/9, uma Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos nas instalações da Igreja Batista Emanuel, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. O propósito da oficina foi capacitar os participantes a tirarem o máximo proveito dos alimentos, reduzindo assim o desperdício e produção de resíduos, que nunca deve ser descartado na rede de esgoto. Essa prática, além de ser prejudicial ao sistema de saneamento, pode resultar em problemas graves, como o retorno do esgoto para as residências. No total, 45 mulheres participaram da experiência, todas elas membros do Projeto NASCE, uma instituição dedicada ao desenvolvimento de projetos sociais voltados para crianças e mulheres.
A oficina, ministrada durante duas horas pela nutricionista Tenise Cambra, com uma abordagem participativa e dinâmica, desempenha um papel crucial na propagação da cultura do saneamento, abrangendo áreas sociais, ambientais e econômicas. Com momentos teóricos e práticos, é uma oportunidade ímpar de adquirir conhecimento sobre preservar os alimentos e, ao mesmo tempo, contribuir para a conservação do sistema de saneamento de Boa Viagem.
Já no bairro de Santo Amaro, zona norte do Recife, o tema da Oficina foi produção de sabão utilizando óleo de cozinha como matéria-prima e aconteceu no dia 12/9. O foco principal foi a reutilização do óleo de cozinha para produção de sabão. A atividade contou com a participação de 16 mulheres, todas elas mães de alunos do Projeto Samuel, que envolve crianças e adolescentes em atividades lúdicas e recreativas durante o contraturno escolar.
O objetivo dessa ação foi demonstrar às participantes a possibilidade de reciclar o óleo de cozinha e produzir sabão de maneira prática e caseira. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente e evitar obstruções nas redes coletoras de esgoto, que ocorrem quando o óleo é descartado incorretamente. Além disso, a produção de sabão caseiro pode representar uma economia mensal para as famílias e uma oportunidade de geração de renda para aquelas que desejam comercializar esse produto. A oficina teve uma duração de três horas e escolha do local faz parte da área de atuação do Programa Olho Vivo, um projeto desenvolvido pelo Programa Cidade Saneada com o propósito de sensibilizar a comunidade sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado.
O Programa Cidade Saneada
O Programa Cidade Saneada está chegando ao seu décimo ano de execução, tendo investido mais de R$ 2 bilhões, com registro de taxa de cobertura de em torno de 42% na RMR. A iniciativa do Governo de Pernambuco é uma das maiores PPPs da área de saneamento do Brasil. Até o momento, já foram implantados oito novos sistemas de esgotamento sanitário na área de abrangência do Programa e outras obras estão em andamento. Além de melhorar a infraestrutura existente, a iniciativa contribuirá com a saúde pública, com o desenvolvimento do estado e promoverá uma melhoria significativa na qualidade de vida da população.