Projeto “Tem um Rio na Biblioteca” encerra projeto pedagógico de 2023 da Escola Sentrinho

Projeto “Tem um Rio na Biblioteca” encerra projeto pedagógico de 2023 da Escola Sentrinho

Notícias Nov 16, 2023

O encerramento do projeto pedagógico de 2023 da Escola Sentrinho contou com um reforço especial este ano. Trabalhando com o tema “O ser humano no Planeta Terra”, em que os alunos estudaram com foco na questão ambiental, os alunos tiveram uma aula diferente, com uma síntese de tudo que estudaram neste período sendo apresentado em uma peça de teatro. Trata-se o projeto teatral “Tem um Rio na Biblioteca”, realizado pela Companhia da Cultura, com o patrocínio da BRK, que, de forma lúdica e divertida, levou este importante tema ao palco da instituição.

Sob olhares atentos dos alunos do Sentrinho e de visitantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), os personagens Zizi e Vavá apresentaram as possibilidades para que todos possam ajudar na tarefa de enfrentar a poluição, buscando uma reflexão sobre os cuidados com o meio ambiente. Tudo em uma jornada onde descobriam nos livros as soluções para salvar o planeta e a diferença que o conhecimento faz na transformação de hábitos para a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com a sociedade em que vivem.

- Foi um dia muito feliz para a Escola Sentrinho, pois os alunos ficaram extremamente alegres, se envolveram e participaram. Nós acreditamos que a educação é extremamente transformadora. E essa transformação só é possível se a gente integrar a arte de um modo geral, porque a cultura liberta, emancipa e traz dignidade. Então fica o nosso agradecimento em nome desses alunos que são encantados pela arte de ser e existir – relatou a diretora do Sentrinho, Rita Nolasco.

Ao fazer um balanço sobre a realização do projeto “Tem um Rio na Biblioteca”, que também passou por escolas municipais e pelo Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) na última semana, o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago, também avalia que o acesso a informações por meio da arte deve ser mais uma ferramenta utilizada para a inclusão:

- A realização desses projetos nas escolas e espaços públicos são importantes para que todos saibam a importância do saneamento e que o papel de todos é fundamental neste ciclo. A parceria por meio da educação e da cultura integra a BRK à população de forma única – pontua o diretor da BRK, Ricardo Santiago.

Escola inclusiva

A Escola Sentrinho é uma instituição com proposta de inclusão educacional e social de pessoas com condições de deficiência diversas. No espaço, os alunos são beneficiados com trabalhos pedagógicos e terapêuticos desenvolvidos por equipe multidisciplinar, incluindo musicoterapia, esportes, acompanhamento psicológico, reforço escolar e muitas outras práticas.