Ranking do Saneamento destaca Mauá entre as 20 melhores cidades do país em tratamento de esgoto

Ranking do Saneamento destaca Mauá entre as 20 melhores cidades do país em tratamento de esgoto

Notícias Jul 16, 2025

O Instituto Trata Brasil, publicou nesta terça-feira, dia 15 de julho, a 17ª edição do Ranking do Saneamento com foco nos 100 municípios mais populosos do país. O estudo foi produzido levando em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados. 

Mauá é apresentada no Ranking entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto, 

com o percentual de 93,07% de atendimento, alcançando com antecedência de 10 anos as metas de universalização estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. 

Com esse percentual, a cidade também tem o melhor indicador de tratamento de esgoto da Região Metropolitana de São Paulo.

O estudo também destaca o serviço de coleta de esgoto do município. Com 92,61% de atendimento no indicador, Mauá se posiciona muito à frente da média nacional de 55,2% (SINISA 2023).

Os avanços no saneamento da cidade ganham destaque com a atuação da BRK, que gerencia localmente os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Investimentos de R$ 260 milhões viabilizaram a ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Tal iniciativa tem proporcionado uma evolução expressiva na despoluição de córregos e cursos d'água locais, impactando diretamente a qualidade de vida e o meio ambiente do município.

Os recursos permitiram a instalação de seis novas estações elevatórias de esgoto e a implementação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). 615 quilômetros de tubulações também foram implantadas, com obras cruciais para a interligação das redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.

Diariamente, mais de 55 milhões de litros de esgoto são tratados na ETE de Mauá, em três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três tanques juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas. 

“É um orgulho ver o serviço de tratamento de esgoto de Mauá listado entre os 20 melhores do país pelo Ranking de 2025. É importante ressaltar que há pouco mais de duas décadas, a cidade contava com o indicador de 77% de coleta e o índice de tratamento do efluente era de 0%, ou seja, Mauá não tratava seu esgoto”, informa Bruno Gravatá, líder de operação da BRK em Mauá.

Com a evolução dos índices de saneamento, a cidade conquistou também importantes resultados em relação à conservação de seus recursos naturais. 

A nascente do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. O córrego Taboão que nasce no Jardim Primavera e corta os bairros, Jardim Camila, Jardim Anchieta, Vila Assis Brasil, Jardim Pedroso e Vila Noemia, o Córrego Itrapoã corta o Parque São Vicente e Jardim Araguaia, além do Córrego Bocaína que percorre os bairros da Vila Bocaína, Vila Guarani, Vila Dirce, Vila América e Parque Boa Esperança, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.

O avanço do indicador de tratamento demonstra o compromisso da BRK com a cidade, 

na prestação do serviço com foco na eficiência.

Temos um compromisso com a cidade e Mauá tem passado, nos últimos anos, por uma transformação no que diz respeito aos serviços de saneamento. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, conclui Bruno.

 

Ranking do Saneamento: A metodologia completa do Ranking está disponível no site oficial do Instituto Trata Brasil - https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2025/- que detalha os indicadores e as notas dos municípios, além da colocação de cada cidade.