A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, deu início em junho ao projeto Rodas Empreendedoras, que oferece oficinas de capacitação para a produção de cosméticos naturais. Com a participação de 20 mulheres, o objetivo é fortalecer o protagonismo feminino, transformar vidas e incentivar o empreendedorismo, ampliando as oportunidades de geração de renda e impulsionando a economia local.
Na última semana, as participantes receberam kits contendo mais de 30 itens para colocar em prática o conhecimento adquirido nas oficinas e iniciar a produção artesanal de seus próprios produtos de higiene. Em um próximo encontro, receberão orientações adicionais para esclarecer dúvidas que possam surgir durante o processo de fabricação dos cosméticos.
As oficinas foram realizadas no espaço de convivência do Instituto Bem Querer e contaram com a participação de mulheres atendidas pela instituição. O programa foi dividido em quatro módulos, abordando temas como economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de estratégias de exposição, venda, troca e parcerias.
Izilda Maria Costa, uma das treinadoras do projeto, destaca que o Rodas Empreendedoras vai além da capacitação, buscando também o empoderamento e o resgate da autoestima de mulheres e adolescentes em situação vulnerável. “Além de proporcionar uma oportunidade de renda, o projeto empodera as participantes, mostrando-lhes que são capazes de criar seus próprios produtos e conquistar a independência financeira”.
Uma das beneficiárias, Aline Gonçalves da Silva, expressa sua confiança que o projeto abrirá caminhos para o empreendedorismo em sua vida: "Para nós, que precisamos cuidar de crianças, adquirir novos conhecimentos e começar nosso próprio negócio em casa é muito bom. Além de gerar renda para o lar, podemos economizar usando os produtos que nós mesmas vamos fabricar."
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre) divulgado em maio, a proporção de lares com mulheres ocupando a posição de responsável pela família (com a maior remuneração no lar), aumentou de 37,5% para 50,9% na última década.
"Um dos pilares estratégicos da BRK é apoiar o desenvolvimento socioeconômico da cidade para aumentar a empregabilidade. Essa ação não apenas está alinhada com a responsabilidade social da companhia, mas também com uma realidade nacional em que a maioria das mulheres é chefe de família", explica Thaís Cortina, gerente de comunicação e sustentabilidade da BRK em Sumaré.