3 de Maio de 2018

Diariamente, as equipes de Obras da BRK Ambiental em Pernambuco atuam em diversas atividades de manutenção corretiva e preventiva e, em muitos casos, é necessária a escavação de valas para a realização dos serviços. Um dos desafios encontrados aqui na Região Metropolitana do Recife (RMR) é o tipo de solo, que recebe a influência dos rios e manguezais e favorece a incidência de lençóis freáticos altos, o que demanda um procedimento específico para o trabalho de escavação nessas situações.

Geralmente, a profundidade da rede de esgoto é de mais de um metro e, em muitos locais da RMR, o lençol freático é superior a esse nível. Por isso, o procedimento de rebaixamento desse curso d’água é importante e envolve a ação de pessoas capacitadas e materiais específicos, o que pode afetar o cronograma da obra. “A ação consiste em cravar ponteiras metálicas filtrantes no terreno onde será feito o serviço e realizar o acoplamento desses equipamentos com um sistema de sucção e bombeamento”, explica o coordenador de Obras, Marco Assoni. Isso garante o rebaixamento temporário do lençol freático, permitindo a execução das obras de manutenção ou implantação de redes.

Os bairros com o maior número de ocorrências de lençol freático alto são Imbiribeira, Afogados, Santo Amaro e Areias, todos na cidade do Recife.