26 de Novembro de 2019
O índice foi aprovado pela Agência Reguladora e corresponde aos últimos 24 meses de inflação acumulada
A partir de janeiro de 2019, as tarifas dos serviços públicos de saneamento de Mauá serão atualizadas, em média, cerca de R$ 2,50 por mês na fatura da grande maioria das famílias da cidade. O índice foi aprovado pela Agência Reguladora e corresponde aos últimos 24 meses de inflação acumulada (agosto de 2016 até julho de 2018).
O faturamento pelos serviços prestados é calculado de acordo com o volume de água consumido pela residência (economia). Cada Cliente é classificado de acordo com sua Categoria (Domiciliar, Comercial, Industrial ou Público) e pelas faixas de consumo correspondente (0-10m³, 11-20m³, 21-30m³ e assim por diante), de acordo com as determinações contidas no Decreto Municipal nº. 8487/2018. Mais detalhes sobre a estrutura tarifária, assim como os valores praticados para cada faixa de consumo, podem ser acessados aqui.
A tarifa cobrada pela prestação dos Serviços Públicos de Saneamento garante a realização de obras voltadas à ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto do município. Nos últimos anos, Mauá recebeu investimentos importantes, que permitiram a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto que hoje trata mais de 50 milhões de litros por dia, o que deixa a cidade de Mauá em posição de grande destaque positivo na Grande São Paulo com o índice de 73% de tratamento de esgoto, e que contribui diretamente para a recuperação dos rios e córregos do município, entre eles o Rio Tamanduateí.
O índice de 73% de tratamento de esgoto alcançado pela cidade de Mauá é um avanço significativo se comparado com índices nacionais. Conforme recente estudo do Instituto Trata Brasil feito com base nos dados mais recentes do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento, isso significa que os outros 55% são despejados diretamente na natureza.
Ao transpor esta realidade para as 100 maiores cidades do Brasil, onde mora mais de 40% da população os índices divulgados por esse mesmo estudo mostram que em mais da metade das cidades do Brasil 72,14% do esgoto gerado era coletado e 54,33% tratados.
O estudo pode ser acessado no site do Instituto Trata Brasil.
É importante ressaltar ainda o contexto de reajuste de outros setores durante este longo período (agosto de 2016 até julho de 2018) e que tiveram impactos diretos sobre os custos dos serviços de saneamento prestados, como gasolina, mão de obra, energia, materiais de construção, entre outros.
É muito importante conhecer os grandes avanços já alcançados pelo sistema de tratamento de esgoto de Mauá. Por isso, a BRK Ambiental mantém seu PROGRAMA DE VISITAÇÃO MONITORADA (PORTAS ABERTAS). Essa é uma maneira de a população do município acompanhar o que de melhor está sendo feito para a qualidade de vida da população de nossa cidade.
Para visitar a Estação de Tratamento de Esgoto de Mauá basta solicitar o agendamento pelo site ou por meio dos canais: 0800 771 0001 // 4577-9580 e e-mail: comunicacao_maua@brkambiental.com.br.