ETE – Estação de Tratamento de Esgoto
A universalização dos serviços de saneamento básico no Brasil está prevista para até 2033. A meta para o abastecimento e fornecimento de água potável para a população é de 99%, enquanto a meta de coleta e tratamento de esgoto é de 90%, de acordo com o Novo Marco Legal do Saneamento, sancionado em julho de 2020.
“Uruguaiana contava com menos de 90% de serviço de água potável e cerca de 9% de sistema de esgoto disponível para a população em 2011. Desde a assunção do sistema até hoje, o avanço na prestação de serviço foi muito significativo e cobre toda a cidade. Ou seja, atualmente Uruguaiana já atende à meta de universalização prevista pelo Novo Marco Legal do Saneamento para o ano de 2033, antecipando em mais de 10 anos o atingimento do objetivo”, destaca Icaro Dugaich, responsável pela Operação da BRK em Uruguaiana.
No avanço do sistema de esgotamento sanitário, a ampliação e modernização da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE de Uruguaiana foi estruturada para atender plenamente à demanda de crescimento da cidade nas próximas décadas. Com investimento em tecnologia de ponta, um projeto robusto elaborado de acordo com as características locais revolucionou o sistema de tratamento dos esgotos domésticos do município. A estrutura tem capacidade para tratar até 350 litros de esgoto por segundo.
O sistema moderno e automatizado realiza o tratamento em um tempo médio de até seis horas – uma redução significativa em comparação aos 35 dias necessários pelo sistema anterior. A nova e eficaz tecnologia, chamada “SBR” (Sequencing Batch Reactor) ou “Reator Sequencial em Batelada”, substituiu o antigo sistema de lagoas. E por fim os chamados canteiros de mineralização possuem a sua função no tratamento do lodo, oriundo do tratamento de esgoto.
O processo é totalmente automatizado e comandado a partir do Centro de Controle Operacional (CCO). Garante, assim, operação ininterrupta e o monitoramento constante de cada fase (parâmetros de cada etapa, dosagens de químicos, operação de válvulas, bombas).
ETE em funcionamento no tratamento de esgoto
Outro diferencial é a implantação de um sistema de desinfecção, com geração própria do produto utilizado, que promove a eliminação de microrganismos como coliformes, protozoários e vírus do efluente tratado. Assim, ele retorna para o rio com garantia de atendimento dos critérios da legislação vigente.
Atualmente, são cerca de 275 quilômetros de rede de esgoto em operação. São mais de 13 milhões de litros de esgoto tratados por dia. Desde o início do contrato, os principais investimentos foram na modernização, ampliação e melhoria contínua da prestação dos serviços ao cliente em Uruguaiana.
“Hoje, nós temos em Uruguaiana um sistema moderno e automatizado que realiza o tratamento de esgoto em um tempo médio de até seis horas. É uma redução muito significativa em comparação aos 35 dias necessários pelo sistema anterior. Além disso, a Nova ETE conta com os maiores canteiros de mineralização da América Latina, que possuem uma função importante no tratamento do lodo oriundo do tratamento de esgoto”, reforça o gerente de operações.
Canteiros de Mineralização, etapa responsável pelo tratamento de lodo gerado na ETE
Contato com a BRK
Em caso de dúvidas, a BRK possui canais gratuitos de atendimento: o 0800 771 0001 (24 horas) e o WhatsApp (11) 9 9988-0001. O atendimento presencial em loja é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Também é possível contatar a concessionária pelo e-mail sacuruguaiana@brkambiental.com.br