Ação da BRK Ambiental busca orientar população a não descartar resíduos e nem realizar ligação de água pluvial no sistema de esgotamento sanitário.
Com o objetivo de conscientizar e orientar a população de Rio Claro quanto ao uso correto das redes de coleta de esgoto, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário no município, realiza a ação de conscientização “Lixo Zero na Rede”. A iniciativa conta com palestras em instituições de ensino, empresas e entidades assistenciais.
Neste mês, foram realizadas palestras para estudantes do sexto ano do ensino fundamental do Colégio Puríssimo Coração de Maria. A atividade presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, atendeu aos alunos de forma hibrida, com apresentação presencial aos que se encontravam em sala de aula e on-line aos que estavam remotos. No total, as palestras tiveram a participação de 65 estudantes.
“Um dos maiores desafios enfrentados pela BRK Ambiental em Rio Claro é o descarte irregular de lixo nas redes e em ligações residenciais. No ano passado, foram recolhidas 370 toneladas de resíduos do sistema de esgoto da cidade. Por isso, a importância de realizar essas ações de conscientização, especialmente, com crianças e adolescentes em idade escolar que são potenciais multiplicadores de informação sobre o tema”, explica Thaís Cortina, gerente de Sustentabilidade da BRK Ambiental.
Além dos resíduos sólidos (lixo), outro grande vilão para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário é a água de chuva, ou seja, a mistura indevida e irregular dessa água com o esgoto. Isso ocorre a partir da interligação da rede de água pluvial à de esgoto. Essa situação causa o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumenta a possibilidade de retorno de esgoto nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta.
“Durante as palestras, também orientamos sobre a ligação correta das águas. As redes de esgoto foram projetadas para receber exclusivamente o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando a água da chuva é direcionada para a rede coletora de esgoto há o comprometimento do sistema de coleta e tratamento, assim como prejuízos para toda a comunidade local”, informa a gerente.
Para esta semana, outra palestra de “Lixo Zero na Rede” foi realizada em Rio Claro. Nesta quinta-feira, dia 19, estagiários(as) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente participaram da ação, numa reciclagem sobre o tema. A palestra ocorreu de forma on-line.
Neste ano, as ações de conscientização da BRK Ambiental para o uso correto das redes de esgoto também contaram com a distribuição de 80 mil folhetos informativos à população durante o mês de maio.
“O trabalho de educação ambiental é de extrema importância para que consigamos manter o correto funcionamento das redes de esgoto, preservando o meio ambiente e a saúde”, complementa Thaís.
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK Ambiental podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.