No primeiro semestre de 2022, foram 63 apresentações para mais de 3 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos. Ação orienta sobre os riscos do descarte de resíduos no sistema de esgoto.
Com o objetivo de orientar e conscientizar sobre o sistema de esgotamento sanitário de Rio Claro, a BRK, concessionária responsável por serviços de esgoto da cidade, realizou no primeiro semestre deste ano, 63 palestras sobre o tema para 3.030 pessoas de instituições educacionais, entidades assistenciais e empresas da cidade. As atividades ocorrem por meio de dois programas de educação ambiental.
A campanha “Lixo Zero na Rede” disponibiliza palestras que explicam o funcionamento dos serviços de esgotamento sanitário e orienta sobre as consequências do descarte irregular de resíduos nas tubulações de esgoto.
“Mostramos que entre os principais problemas causados pelo descarte de lixo nas redes está o extravasamento de esgoto, tendo como possível consequência o retorno para dentro dos imóveis”, cita Thaís Cortina, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da BRK.
No município, a concessionária mantém uma rotina preventiva contínua de limpeza das redes. No ano passado foram limpos preventivamente 260 quilômetros de tubulações; foi a maior extensão de redes já limpas anualmente na cidade. E, apesar do foco da empresa no trabalho preventivo, no ano (de janeiro a dezembro) foram prestados 590 atendimentos motivados por ocorrências de entupimentos; quase 50 casos por mês na cidade.
Pelo programa “Olho Vivo” as palestras incentivam os rio-clarenses a realizarem o descarte adequado do óleo de cozinha usado; um dos principais vilões do meio ambiente e das redes de esgoto. Ao ser despejado irregularmente na pia, no tanque ou no vaso sanitário, ele passa pela rede de esgoto e fica retido em forma de gordura, causando sérios problemas. Isso porque o sistema público de esgotamento sanitário de uma cidade é dimensionado e construído com objetivo de coletar, afastar e tratar, exclusivamente, os esgotos domésticos gerados por sua população (residências, escolas, comércios, indústrias etc.). O óleo encrustado e solidificado nas tubulações de esgoto dificulta a passagem do efluente e causa o entupimento das redes, podendo gerar extravasamentos ou retorno nos imóveis.
Com a destinação adequada, o óleo de cozinha usado pode ser reaproveitado como matéria-prima em indústrias da região que o utilizam para produção de tintas, produtos de limpeza e até biodiesel. As palestras desse programa, orientam à população para o descarte do resíduo nos pontos de coleta do município, que podem ser consultados aqui.
“Levar esses temas à comunidade é muito importante, pois através deles conscientizamos à população sobre o impacto das ações de cada pessoa no coletivo. A educação ambiental é imprescindível para que possamos conviver numa relação de equilíbrio com o ambiente, e ela precisa estar disponível para todas as faixas etárias”, destaca a gerente.
Agendamento de Palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem solicitar o agendamento da ação pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br. As atividades são disponibilizadas de forma presencial e on-line.
Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito pelo 0800 771 0001.