O saneamento básico é um conjunto de serviços essenciais para
a saúde e qualidade de vida da população. Para permitir que
todas as pessoas tenham acesso à água e esgoto bem tratados,
além dos investimentos da concessionária, também é muito
importante que os moradores providenciem a ligação de água
ou esgoto do seu imóvel em nossa rede.
Reduz a transmissão
de doenças
por água contaminada
Diminui a poluição
de rios, lagos, mares
e lençóis freáticos
Elimina o esgoto
a céu aberto
Reduz os gastos
com a saúde pública
Contribui para
o desenvolvimento social
e econômico
RELACIONADAS À FALTA
DE SANEAMENTO
Estima-se que a cada R$1 investido
em saneamento básico, R$4 são
economizados no sistema de saúde.
A falta destes serviços aumenta os
casos de doenças como:
CÓLERA
Causada pela bactéria Vibrio cholerae, a doença provoca diarréia leve em 80% dos casos. A transmissão da cólera ocorre por ingestão de água e comida contaminadas.
DENGUE
As larvas do mosquito da dengue se proliferam em locais onde há água parada. Nas épocas de chuvas, é importante ficar atento a pratos de plantas, pneus, garrafas e lixo na rua.
VIROSE
Essa doença se prolifera com rapidez em lugares onde não há saneamento. Consumir água de boa qualidade e armazenar os alimentos corretamente é a melhor forma de se prevenir.
Algumas atitudes podem
ajudar a manter a qualidade
do saneamento básico na sua
região e também na sua casa.
Confira neste menu, dicas
importantes para preservar
a rede de esgoto e a
qualidade da água.
É responsabilidade dos clientes providenciarem a ligação no sistema público de esgotamento sanitário para sua residência ou estabelecimento comercial.
VERDADE
Fazer a conexão da casa com a rede de esgoto não traz nenhum benefício.
MITO
Fazer a ligação de água e de esgoto do imóvel ao sistema público previne doenças e infecções, além de preservar os recursos naturais.
VERDADE
Jogar esgoto sem tratamento nos rios e mananciais não traz nenhum problema para a saúde pública, nem prejudica o meio ambiente.
MITO
Jogar óleo de cozinha no ralo ou no vaso sanitário pode entupir as tubulações e fazer o esgoto retornar para a residência.
VERDADE
A água da chuva está liberada para consumo e não possui substâncias tóxicas para o nosso organismo.
MITO
Fios de cabelo podem entupir o esgoto. Quando jogados no vaso ou nos ralos de pias e do chuveiro, os fios param dentro do sistema e podem entupir as tubulações.
VERDADE
Segundo dados do Trata Brasil, apenas 46% do esgoto do Brasil recebe algum tipo de tratamento, sendo a região Norte a mais prejudicada, com apenas 22%.
As Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) recebem água da coleta de esgoto e, após passar por diversos tipos de tratamento, devolvem este bem natural em condições adequadas aos rios e mananciais.
A BRK realiza a limpeza das redes de esgoto como ação preventiva, para garantir que haja o funcionamento pleno do sistema de coleta e escoamento permanente do esgoto pelas redes coletoras.
Muitos vazamentos acontecem por ligações clandestinas de água, os famosos “gatos”. Além de causar desperdício pelo uso desmedido do recurso, também causa prejuízos financeiros e pode prejudicar a saúde da população com a contaminação da água no processo de fraude. Fique atento e denuncie através do site da BRK.