Conheça cada detalhe

da conta de água e esgoto.

ENTENDA SUA FATURA

A SUA FATURA TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE OS SERVIÇOS COBRADOS, TAIS COMO:

  • - mês de referência
  • - data de vencimento
  • - valor a pagar
  • - débitos existentes
  • - histórico de consumo

O serviço utilizado
pode ser água e/ou esgoto, nas seguintes
categorias:

  • - Residencial
  • - Comercial
  • - Industrial
  • - Público ou Social

Na fatura, também
é possível verificar

as características

físicas e químicas
da água
fornecida para
o seu imóvel.

POR QUE PAGAR A CONTA?

Para que a água seja captada da natureza e chegue até a sua
torneira, há muito trabalho envolvido — e tudo isso tem custos.
Por isso, pagar a conta é essencial para manter o abastecimento no
seu imóvel e garantir um recurso de qualidade para a sua família.

Arraste a tela para o lado e entenda melhor

A cobrança pelo abastecimento motiva o uso racional da água e valoriza esse recurso natural tão essencial para a nossa vida.


Além disso, o valor arrecadado é investido em programas de preservação dos mananciais brasileiros, novas tecnologias e recursos humanos qualificados.

Para a água chegar até seu imóvel, há diversos
custos envolvidos, como:

  • energia elétrica
  • insumos para o tratamento da água
  • equipamentos de segurança
  • manutenção da rede de distribuição
  • salários dos funcionários
  • combustíveis e outras despesas

O pagamento da tarifa de água é necessário
para permitir um serviço autossuficiente,
competente e de qualidade.

ENTENDA
AS TARIFAS

A estrutura tarifária comum funciona como uma tabela de preços dos serviços de água e esgoto. Nesta tarifa, são considerados os valores por m³, as faixas de consumo e as categorias. As tarifas variam de acordo com cada cidade.

Há também a Tarifa Social, uma iniciativa do governo para beneficiar famílias de baixa renda ou em situação de risco. Com esse serviço, a conta vem mais barata. Há requisitos para ter acesso à Tarifa Social, confira no blog.

A tarifa de água também pode variar conforme o porte do imóvel, a sua localização e a faixa de consumo. Imóveis residenciais têm valores mais baixos comparados a empresas, comércios e indústrias.

LEITURA PELA MÉDIA

Nas residências em que o leiturista da BRK não tem acesso ao medidor ou quando a visualização da leitura é prejudicada, acontece a leitura pela média. Nesse caso, o consumo de água é calculado com base no seu histórico de consumo dos últimos meses.

Perguntas Frequentes

  • 1 COMO É FEITO O CÁLCULO DO VALOR DA MINHA CONTA DE ÁGUA?

    O valor da conta é calculado sobre a quantidade de m³ consumido. Cada 1m³ equivale a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, consome menos água e paga um valor menor.

  • 2 COMO FAÇO PARA RETIRAR A 2ª VIA DA MINHA CONTA?

    Acesse o site minhabrk.com.br e faça seu login. Você pode solicitar o recebimento da conta impressa, acessar o boleto digital ou receber as faturas por e-mail. Se você escolher receber as faturas digitais, não haverá mais envio da conta impressa para o seu endereço.

    Para voltar a receber a conta pelos Correios, basta acessar o seu perfil no site da BRK, clicar em “Contas por e-mail” e cancelar o serviço. Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido concluído na data da requisição e o e-mail já tenha sido disparado, o envio por correio acontecerá a partir da próxima conta.

  • 3 É POSSÍVEL MUDAR A DATA DE VENCIMENTO DA MINHA FATURA?

    Sim. Faça seu login no site da BRK, acesse a Área de Serviços, clique em “Alterar Vencimento da Fatura” e escolha a nova data. Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido encerrado na data da requisição, a mudança só acontecerá a partir da próxima conta. Você só pode fazer essa alteração novamente após dois meses.

  • 4 COMO POSSO PAGAR MINHA FATURA?

    Você pode pagar sua conta nos aplicativos de bancos do seu celular. Se preferir, visite uma lotérica, um posto de atendimento conveniado à rede bancária ou uma de nossas unidades. Na seção Contas Pagas do site, você acessa o seu histórico de contas em aberto e contas em atraso. Caso aconteça de você pagar a fatura duas vezes, não se preocupe, os valores são devolvidos automaticamente na próxima fatura.

  • 5 MINHA CONTA DE ÁGUA VEIO ACIMA DO USUAL. O QUE FAÇO?

    Acesse o site minhabrk.com.br, verifique seu histórico de consumo e compare com o mesmo mês do ano anterior. Aumentos de consumo podem ser causados por vazamentos. Faça testes e acione um técnico habilitado para realizar os reparos. Caso suspeite de algum problema com o hidrômetro, entre em contato com a BRK Ambiental através de um nossos canais disponíveis no Atendimento online.

  • 6 MINHA LEITURA ESTÁ MENOR DO QUE A DA MINHA CONTA. O QUE FAÇO?

    Faça a leitura do hidrômetro, anote a medição no verso da conta de água e entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para solicitar a verificação da leitura.

  • 7 MINHA CONTA AUMENTOU MUITO POR CAUSA DE UM VAZAMENTO. POSSO PEDIR A REVISÃO DO VALOR?

    Sim, após consertar o vazamento, apresente o comprovante do conserto em nossa loja de atendimento e solicite a análise para revisão de valores.