O valor da conta é calculado sobre a quantidade de m³ consumido. Cada 1m³ equivale a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, consome menos água e paga um valor menor.
Conheça cada detalhe
da conta de água e esgoto.
Para que a água seja captada da natureza e chegue até a sua
torneira, há muito trabalho envolvido — e tudo isso tem custos.
Por isso, pagar a conta é essencial para manter o abastecimento no
seu imóvel e garantir um recurso de qualidade para a sua família.
Arraste a tela para o lado e entenda melhor
A cobrança pelo abastecimento motiva o uso racional da água e valoriza esse recurso natural tão essencial para a nossa vida.
Além disso, o valor arrecadado é investido em programas de preservação dos mananciais brasileiros, novas tecnologias e recursos humanos qualificados.
Para a água chegar até seu imóvel, há diversos
custos envolvidos, como:
O pagamento da tarifa de água é necessário
para permitir um serviço autossuficiente,
competente e de qualidade.
A estrutura tarifária comum funciona como uma tabela de preços dos serviços de água e esgoto. Nesta tarifa, são considerados os valores por m³, as faixas de consumo e as categorias. As tarifas variam de acordo com cada cidade.
Há também a Tarifa Social, uma iniciativa do governo para beneficiar famílias de baixa renda ou em situação de risco. Com esse serviço, a conta vem mais barata. Há requisitos para ter acesso à Tarifa Social, confira no blog.
A tarifa de água também pode variar conforme o porte do imóvel, a sua localização e a faixa de consumo. Imóveis residenciais têm valores mais baixos comparados a empresas, comércios e indústrias.
Nas residências em que o leiturista da BRK não tem acesso ao medidor ou quando a visualização da leitura é prejudicada, acontece a leitura pela média. Nesse caso, o consumo de água é calculado com base no seu histórico de consumo dos últimos meses.
O valor da conta é calculado sobre a quantidade de m³ consumido. Cada 1m³ equivale a 1.000 litros de água. A cobrança varia de acordo com as faixas de consumo. Quem se encaixa nas primeiras faixas, consome menos água e paga um valor menor.
Acesse o site minhabrk.com.br e faça seu login. Você pode solicitar o recebimento da conta impressa, acessar o boleto digital ou receber as faturas por e-mail. Se você escolher receber as faturas digitais, não haverá mais envio da conta impressa para o seu endereço.
Para voltar a receber a conta pelos Correios, basta acessar o seu perfil no site da BRK, clicar em “Contas por e-mail” e cancelar o serviço. Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido concluído na data da requisição e o e-mail já tenha sido disparado, o envio por correio acontecerá a partir da próxima conta.
Sim. Faça seu login no site da BRK, acesse a Área de Serviços, clique em “Alterar Vencimento da Fatura” e escolha a nova data. Caso o ciclo de leitura da sua residência já tenha sido encerrado na data da requisição, a mudança só acontecerá a partir da próxima conta. Você só pode fazer essa alteração novamente após dois meses.
Você pode pagar sua conta nos aplicativos de bancos do seu celular. Se preferir, visite uma lotérica, um posto de atendimento conveniado à rede bancária ou uma de nossas unidades. Na seção Contas Pagas do site, você acessa o seu histórico de contas em aberto e contas em atraso. Caso aconteça de você pagar a fatura duas vezes, não se preocupe, os valores são devolvidos automaticamente na próxima fatura.
Acesse o site minhabrk.com.br, verifique seu histórico de consumo e compare com o mesmo mês do ano anterior. Aumentos de consumo podem ser causados por vazamentos. Faça testes e acione um técnico habilitado para realizar os reparos. Caso suspeite de algum problema com o hidrômetro, entre em contato com a BRK Ambiental através de um nossos canais disponíveis no Atendimento online.
Faça a leitura do hidrômetro, anote a medição no verso da conta de água e entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento para solicitar a verificação da leitura.